sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Português correto faz toda diferença


Sei que não sou um exemplo na língua portuguesa, se vocês repararem nos meus posts no começo do blog poderão ver alguns erros de português que eu cometia. Mas hoje eu resolvi fazer esse post porque eu estava comentado com uma amiga e comentamos como fica chato ler um texto com um MONTE de erros de português, as vezes ocorre erros que é possível identificar que foram sem querer, mas tem muitos que da para perceber que é porque a pessoa não sabe. E como ultimamente estou vendo isso em MUITOS blogs que estão no começo resolvi postar essa pequena ajuda.
Lembrando que não quero constranger ninguém, português é uma linguagem difícil, e acho que vale a pena ler esse post para "entender" o básico.

"Mim" não conjuga verbo: Se tem algo que até eu erro as vezes na hora de falar é isso! Ultimamente eu venho me cobrando para não errar mas eu tinha muito a mania de falar algo assim. Ex: "Para MIM escrever" e o  certo seria "para eu escrever", sei que usando "eu" no lugar parece mais estranho, mas é o correto.

Não existe espaço antes do ponto/vírgula: Gente, esse é o erro que eu mais vejo por ai. NÃO EXISTE espaço antes do ponto e da vírgula apenas depois, porque eu já vi pessoas que não dão espaço depois também, as vezes acham que não existe regra pra isso mas existe!

Onde eu devo colocar pontuação? Essa é a maior dúvida das pessoas, tem textos que eu leio que tem vírgula demais, textos com vírgula de menos... Uma vez eu vi em um vlog uma dica que vale muito a pena: Se você não sabe onde colocar vírgulas não faça textos enormes. Vai fazendo frase por frase e cada frase tem que ter no máximo três vírgulas, ai você para da o ponto final e começa outra frase e assim vai formando o seu texto. Outra dica que eu vi também, é que dizem que a vírgula é quando você "respira" e na verdade não é, fiquem atentos enquanto a isso.

Diferença entre "mas" e "mais":  O "mas" é uma conjunção adversativa. É usada para dar ideia de oposição entre duas orações. Ex: O aluno estudou, mas perdeu o vestibular.
O "mais" é um adverbio de intensidade. Ex: Você precisa estudar mais.

Diferença entre "onde" e "aonde: Onde: Indica permanência, uma ideia estática, o local em que se encontra ou ocorre algo. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam estado ou permanência.
Aonde: A que lugar, para onde. É a junção da preposição "a" + onde. Dá a ideia de deslocação. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam movimento como ir, chegar, retornar, voltar e outros.

Bom gente essas foram as minha dicas, esperam que tenham gostado e vamos tentar sempre melhorar o nosso português!
Xoxo, Vivis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário